14 de abr. de 2014

O que é e para que serve o Círculo Cromático

O que é e para que serve o Círculo Cromático


Sabe-se que a combinação de cores é indispensável em um projeto de design e a partir de boas combinações podemos contrastá-las, harmonizá-las e iluminá-las de forma espetacular. Para simplificar esse processo, utilizamos o círculo cromático, ou seja, um instrumento facilitador para elaborar projetos, uma vez que, nele temos acesso a composição de cores, luminosidade, saturação e sombra que devem ser utilizados.
Entende-se por círculo cromático, como o próprio nome designa uma paleta composta por doze cores, sendo elas:
- Três cores primárias: não podem ser obtidas através de outras, como o amarelo, azul e vermelho.
- Três cores secundárias: formadas pela mistura das cores primárias, obtemos laranja, violeta e verde.
- Seis cores terciárias: compostas pela mistura das cores secundárias.
O circulo cromático
Além dessas cores classificadas acima, podemos criar milhares de outras adicionando o preto, e resultando em sombras e cores mais escuras ou o branco para representar a luminosidade e cores claras. Como diz na teoria das cores, a partir das cores primárias, também chamadas de cores básicas, pode surgir qualquer outra.
Ainda existem as cores que chamamos de complementares, ou seja, que ocupam posições inversas no círculo e que funcionam extraordinariamente bem juntas. Temos, também, as chamadas harmonias, que funcionam na combinação de cores, criando espaços ou trabalhos bastante chamativos, classificamo-las em quatro tipos:
- Harmonia monocromática: utilizamos a mesma cor com diferentes saturações e luminosidade. Para que não fique sem graça e monótono, pode-se utilizar o preto e branco para destacar os detalhes.
- Harmonia análoga: representa-se por uma cor principal e primária e duas outras confinantes a mesma no círculo de cores para atribuir aos detalhes.
- Harmonia complementar: como citamos, é dada pela escolha de uma cor no círculo de cores e a oposta a ela. Geralmente utiliza-se uma cor quente e uma fria, atribuindo uma como principal e outra aos detalhes.
- Harmonia triádica: escolhe-se três cores que possuem a mesma distância entre si, usando-se uma como dominante e duas para os detalhes.
As cores complementares
O estudo das cores envolve muito mais que apenas este conteúdo, porém com essas dicas e combinações, um profissional poderá trabalhar com elas de forma complexa e fazer um projeto extraordinário, além de ser auxiliado pelo círculo cromático e obter um resultado de forma mais simples e eficaz.

11 de abr. de 2014

É possível desenvolver a criatividade? Veja algumas estratégias


Um assunto indispensável e comum entre designers é ter a criatividade como aliada, estando acessível e na maior intensidade em todo momento, tendo como habilidade de pensar em ideias e desenvolver conceitos originais. Infelizmente ter a criatividade continuamente pronta a ser utilizada é extremamente árduo, porém, há alguns artifícios e dicas que poderão mostrar-se úteis para que a mesma apareça a qualquer momento.
Tenha sempre um papel e uma caneta
As melhores ideias não desabrocham quando você as procura, elas surgem nos locais e nos momentos mais improváveis. Assim, é extremamente importante que tenha um papel e uma caneta sempre a mão, pois uma vez que as ideais apareçam, precisam ser desenvolvidas e adaptadas do melhor modo. Escreva sua ideia. Não cogite guardar em sua memória e desenvolve-la mais tarde, pois se ocorrer um momento de descontração logo após, você poderá olvidar uma de suas melhores ideias.
Tenha sempre papel e caneta a mão para anotar suas ideias
Compartilhe suas ideias
É necessário articular suas ideias com diferentes profissionais para que você possa acrescentar novas informações. Com a socialização da proposta, você poderá obter assistência de profissionais quando não conseguir colocá-las em prática, obtendo um desenvolvimento mais efetivo do projeto.
Compartilhe suas ideias e acrescente novas informações
Pratique algum esporte regularmente
Praticar um esporte, fazer uma atividade física ou coisa do gênero, é extremamente necessário. Não apenas para seu corpo, mas também para aflorar a criatividade que está em você e, sem dúvidas, por ser uma ocasião em que se despreza os problemas e motivos que atrapalham seu cotidiano.  Você não praticará esporte apenas para ter uma ideia, porem se ela aparecer tenha em mãos papel e caneta. Pratique-o regularmente, ele te desconecta das redes sociais, sem contar seus benefícios físicos e mentais, como já citado.
Desconecte-se para se conectar
Você precisa se desconectar do “mundo virtual” e conectar-se a “vida real”. Esse momento em que fica “offline” é essencial para suas ideias surgirem e servirem de estimulo para que você volte motivado ao trabalho, conectando-se.
Leitura
O intelecto do ser humano está em uma constante busca de significados para experiências da vida e quanto mais absurdos esses conhecimentos, mais exercício os neurônios terão para compreendê-los.
Leia para manter-se atualizado
Defina sua lista de tarefas
Ter uma lista de tarefas organizada é um bom principio, compõe a organização da pessoa enquanto profissional e é considerada uma ferramenta de trabalho.  Atualmente, com a tecnologia à nossa disposição, ter uma lista de obrigações digital é uma boa alternativa, assim você poderá acessá-la de onde estiver e, até mesmo, ler e responder e-mails de clientes com mais facilidade e rapidez.
Esteja atento
Estar atento em tudo que está ao seu redor é bom para sua vida. Podemos adequá-lo à nossa criatividade observando a sociedade em que vivemos que nos fornece um amplo material visual e, de forma consciente ou inconsciente, observa e estuda aquilo que o circunda. Assim, estar concentrado de forma consciente é considerado uma ferramenta de trabalho, pois você coletará informações que mais tarde serão utilizadas a favor da sua criatividade e facilitará seu trabalho.
Diversifique
Fazer diversas vezes o mesmo trabalho ou o mesmo projeto é desgastante, além de se tornar experiente em apenas uma área e se algum dia tiver que realizar atividades de outro departamento, não terá conhecimento suficiente. Sendo assim, é essencial diversificar, pois irá permitir que você se torne um profissional melhor e que tenha mais criatividade.
Diversifique seus conhecimentos
Faça pausas e descanse 
Manter a concentração continua é extremamente difícil e fazer pausas durante o trabalho faz com que o dia seja mais produtivo. Já o descanso é tão importante quanto realizar suas obrigações e por isso, você deve descansar para que esteja disposto a trabalhar sempre que preciso. Empenhar-se nas atividades cansado trará problemas para sua criatividade e produção.
Não deixe de aprender
Aprendendo, você agrega à sua cultura e adquire ferramentas. Uma boa forma de aprender é através de livros, pesquisas e até mesmo e-books.
Não se deixe abater
Como todos os profissionais, você falhará, perderá clientes e terá sua auto-confiança abalada. Nesses casos, é necessário que o designer saiba lidar com a situação e não se deixar abater.
Diversifique seu conhecimento e não desanime